Meta diz que está experimentando bate-papo com IA no WhatsApp e Messenger

Nenhuma empresa está imune à onda generativa de IA, e todos querem participar. A Meta é a mais recente entrante no teste de ferramentas baseadas em IA para seus produtos. Mark Zuckerberg anunciou que a empresa está construindo “um novo grupo de produtos de alto nível” para integrar IA generativa em seus serviços usados por bilhões de usuários.

Zuckerberg disse que a equipe se concentrou inicialmente na criação de ferramentas criativas, mas seu objetivo de longo prazo é criar “personas de IA que possam ajudar as pessoas de várias maneiras”. A empresa, no entanto, precisa fazer muito trabalho fundamental antes de compartilhar essas experiências “futuristas” com os usuários, alertou.

A empresa está começando a testar ferramentas de IA baseadas em texto no WhatsApp e no Messenger – presumivelmente bots de conversa no estilo ChatGPT. Embora esse seja um caso de uso divertido para os usuários, a Meta também pode eventualmente alavancar esses recursos, oferecendo-os a empresas em áreas como vendas e suporte ao cliente

A Meta também está experimentando filtros e formatos de anúncios auxiliados por IA no Instagram, juntamente com “vídeos e experiências multimodais”.
De acordo com a Axios, o projeto será liderado pelo ex-executivo da Apple, Ahmad Al-Dahle, e a equipe se reportará ao diretor de produtos, Chris Cox.

Embora as ferramentas generativas de IA já existam há algum tempo, a tecnologia encontrou o estrelato mainstream apenas com o bot ChatGPT da OpenAI. A Microsoft já integrou parte dessa bondade de IA na pesquisa do Bing e no navegador Edge. Em resposta, no início deste mês, o Google também disse que está experimentando um produto rival chamado Bard.

Outros mecanismos de busca, como You.com e Neeva, também anunciaram integrações de produtos de bate-papo com inteligência artificial. O Snapchat, rival do Facebook, também lançou um chatbot personalizado para seus assinantes pagos neste mês.

Não é surpreendente ver Meta partir para uma ofensiva de IA. A grande aposta de Zuckerberg no metaverso ainda não valeu a pena e a empresa precisará encontrar novas maneiras de gerar receita. Na semana passada, estreou o programa de assinatura Meta Verified, mas, como vimos em outras redes sociais, os planos pagos ainda não mostraram a aparência de um grande gerador de receita.